Glossário de Marketing & Business

A

ACCOUNT EXECUTIVE - contato
AD LIB - do latim ‘à vontade’, sem referência no roteiro, improviso
ADVERTISING - propaganda
AD WORDS - é um serviço da Google que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos sites de busca relacionados às palavras-chave que o internauta está procurando no motor de busca da página. Sendo um modo de adquirir publicidade altamente segmentada, baseada no sistema de custo por clique (CPC), custo por impressões (CPM) ou de custo por ação (CPA) independentemente de qual seja o seu orçamento. Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo da crescente Rede do Google.
AGENT - agente, corretor
AID - auxiliar, elemento de auxílio
ASSEMBLING - concentração de recursos, concentração
AUTOMATIC SELLING - venda automática em varejo feita através de máquina

B

BACK LIGHT - contra luz, nome dado também a painéis luminosos feitos com lonas "Night end Day" (transparentes) que são iluminados por trás
BACKGROUND - experiência acumulada; em cinema e tv se refere a música ou ruídos ao fundo abreviada pela sigla BG
BANNER - bandeirola
BEHAVIOR - comportamento
BELLE ÉPOQUE - expressão francesa que se refere à época situada entre meados do século 19 e a I Guerra Mundial, na qual predominaram o colonialismo, a estabilização da economia, a revolução sexual (com alta dose de luxúria e erotismo)
BENCHMARKING - pesquisa de referências de excelência; copiar o que deu certo
BENDAY - retícula
BENEFITS - benefícios, vantagens
BILLING - faturamento
BIGCLOSE - plano muito próximo que mostra, por exemplo, somente a orelha do ator, dominando praticamente toda a tela
BLUECHIP - ação de alto valor
BLUE SHEET - requisição
BOARD OF DIRECTION - conselho diretor
BRAINSTORMING - técnica de criatividade utilizada com maior número de idéias possíveis no tempo mais rápido, criando soluções para determinados problemas
BOOM - é o período da vida econômica caracterizado por grande procura
BRANCH HOUSE - filial
BRANCH OFFICE - escritório regional
BRANCH STORE - loja filial
BRAND - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo
BRAND EQUITY - saúde da marca, força, aura da marca, vantagem competitiva atribuida a marca, associações, conhecimento, lealdade...
BRAND IMAGE - imagem de marca
BRAND LOYALTY - fidelidade de marca
BRAND PRODUCT - marca de produto
BREAK-EVEN - POINT - ponto de equilíbrio, ponto de partida, ponto de ruptura, ponto crítico
BRIEFING - conjunto de instruções, diretrizes ou informações transmitidas, de forma resumida e por escrito
BROADCAST - em distribuição significa o sistema aberto (horizontal e vertical)
BROADSIDE - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores
BROKER - corretor
BUDGET - orçamento
BUYER - comprador
BUYER - SEHAVIOR - comportamento do comprador
BUYNG POWER - poder de compra
BUSINESS - negócios
B2B - ou seja, business to business, de negócio para negócio. Operação comercial realizada entre organizações.

C

CACHÊ - pagamento feito a um artista
CACHECT - pagamento feito a trabalhador avulso
CACO - gíria teatral, improviso com efeito cômico (ou gag)
CALHAU - anúncio que servem para preencher buracos na página, originado por falta de material, erro de calculo do diagramador ou sobra de espaço muito pequenos para outra matéria, podem também serem espaços permutados
CAR CARD - pequeno cartaz que se fixa no interior de veículos de transporte coletivos
CARRY-OVER - transporte
CASE - fato acontecido que serve para exemplo
CASH-AND-CARRY - pagamento na "boca-do-caixa" à vista
CASH-FLOW - fluxo de caixa
CEILING PRICE - preço teto
CEO (chief executive officer) - não se pode traduzir esta expressão da língua inglesa, que não apenas significa "presidente", como nem tem correspondente na hierarquia das organizações brasileiras. Nem por isso, deixa de ser uma expressão-chave, tanto para compreender o funcionamento das empresas estrangeiras (principalmente as norte-americanas) como para entender como diversas empresas tem uma pessoa no cargo de presidente e outra no cargo de CEO.
CHAIN STORE - cadeia de lojas especializadas
CHANNEL OF DISTRIBUTTION - canal de distribuição
CHARGE - cartum, crítica humorística em desenho
CHECK - controle
CHECK LIST - lista de conferência, lista de ordenação
CHECK OUT - caixa registradora de supermercado, balcão de controle
CIPA - (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES) - Organismo criado dentro de uma empresa, por determinação legal, a fim de aplicar e fiscalizar o cumprimento das leis e normas inerentes à prevenção de acidentes de trabalho.
C.I.F. - (COST, INSURANCE AND FREIGTH) - custo, seguro e frete. Na importação de mercadorias, o preço cotado pelo vendedor estrangeiro inclui todos os gastos de qualquer espécie até o porto de destino
CLIPPING - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc
CLOSE-UP - tomada de imagem em primeiro plano
CLOSING DATE - data de encerramento, prazo final
COLIS POSTAUX - encomendas postais
COMISSION HOUSE - casa comissária
COMERCIAL ACTION - leilão comercial
COMMODITH EXCHANGE - associação comercial, bolsa de mercadorias
COMMODITY - (plural commodities) significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias. Agrícola. Ex. café, trigo, soja; Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos/ Mineral. Ex. ouro; petróleo/ Financeira. Ex. dólar, euro; real/ Ambiental. Ex. água, créditos de carbono/ Recursos energéticos. Ex. energia eléctrica
COMPANY - sociedade americana similar à sociedade anônima brasileira
COMPETITION - concorrência
CONSUMER - consumo
CONSUMER BEHAVIOS - comportamento de consumo
CONSUMER’S COOPERATIVE - cooperativa de consumidores
CONSUMER’S - GOODS - bens de consumo
CONTAINER - cofre/caixa de carga especial, geralmente de grandes dimensões, para transporte de mercadorias. Acoplável a plataforma de caminhão, trem ou navio.
CONTROLER - auditor
COOPERATIVE MARKETING - comércio cooperativo
CONVENIENCE GOODS - bens de conveniência
COPIDESCAR - revisar um texto, melhorando a redação final, eliminando elementos supérfluos.
COPY - texto
COPY DESK - adaptador de textos (a um gabarito)
COPY WRITER - redator
COPYRIGHT - direito de cópia ou direito de reprodução, direito de propriedade intelectual que tem um autor de uma obra literária
CORPORATION - corporação, conglomerado de empresas com características peculiares e de âmbito multinacional
COUNTER CAR - pequeno cartaz para ser colocado sobre balcão
CREDIT - crédito
CLUSTER ANALYSIS - agrupamento de variáveis de características semelhantes.
CUSTO POR MIL - em publicidade, define a medida-padrão na relação entre o custo da mídia e a audiência, calculado pela divisão do preço de uma inserção pelo total do público-alvo expresso em milhares (de lares ou pessoas).

D

DAY GLO - tinta luminosa
DEAD LINE - prazo final
DEADLER - revendedor, varejista, concessionário
DELIVER ORDER - ordem para despacho de mercadorias contidas no documento
DEMAND - demanda
DEPARTAMENT STORE - loja de departamentos
DEVELOPMENT - desenvolvimento
DIRECT MAIL - mala direta
DIRECT SELLING - venda direta
DISCOUNT HOUSE - loja de descontos
DISCRETIONARY FUND - fundo discricionário
DISCRETIONARY INCOME - renda discricionária
DISCUSSION INTERVIEW - pesquisa exploratória de profundidade
DISPLAY - material de ponto de venda para exibir produtos. Pode ser: COUNTER (de balcão); FLOOR (de assoalho); WALL (de parede); DISPENSER (de prateleira) e MASS (de grande quantidade de produto)
DISPOSABLE INCOME - renda disponível
DISTRIBUTION - distribuição
DISTRIBUTOR - distribuidor, atacadista
DOOR-TO-DOOR - porta em porta
DOWNSIZING - ‘‘encolhimento’’, redução das atividades de uma empresa ou operação; redução de escala operacional ou administrativa.
DRIVE - esforço, energia, iniciativa, , garra
DRIVE IN - ponto de venda em que os consumidores adquirem produtos ou serviços dentro de um automóvel, sem sair dele
DRUGSTORE - loja de varejo cujo comércio básico é o de drogas mas que possui departamentos ou seções que vendem mercadorias agregadas.
DUMPING - domínio de mercado através de política de preço, prática desleal preços seriam inferiores ao custo
DUTY-FREE - estabelecimentos comerciais instalados em aeroportos internacionais que vendem produtos estrangeiros com isenção de taxas alfandegárias (zona franca/ free-shops)

E

ENDOMARKETING - a filosofia do marketing aplicada dentro da organização, recursos humanos e marketing de mãos dadas, o marketing voltado para dentro
EMPOWERMENT - processo de repartir poder com os empregados, aumentando desse modo sua confiança em suas habilidades para desempenhar seus cargos e sua crença que são contribuintes influentes para a organização
ENVIROMMENT - meio ambiente
EQUIPMENT - equipamento
EXCLUSIVE OUTLER SELLING - venda exclusiva

F

FRABRICANTING MATERIAIS - produtos semi-acabados
FADS - produto de rápida aceitação no mercado e de rápido desaparecimento
FAER - feira
FAIR PRICE - preço justo
FAIR TRADE - preço obrigatório, venda a varejo, preço fixo
F.A.S. - (FREE ALONGSIDE STEAMER - livre ao costado do navio). O costado do navio é o ponto de destino e a partir dali todas as despesas posteriores e também todos os riscos correm por conta do comprador.
FEE - taxa de serviço
FEED BACK - retroinformação, realimentação e de informações
FEELING - capacidade de assimilar, sensibilidade, sentimento
FIELD - campo
F.O.B - (FREE ON BOARD - livre a bordo) - sistema de cotação de preço em que o comprador se responsabiliza pelo pagamento dos custos de transporte
FOLDER - peça promocional em papel dobrável
FOLLOW UP - acompanhamento
FORECASTING - previsão
FRAME - em cinema ou tv: área total limitada pela câmara, quadro
FRANCHISE - franquia
FREE LANCER - trabalhador autônomo

G

GATE FOLDER - encarte dobrável, de várias páginas, para revista
GENERAL STORE - loja de secos e molhados, sem departamentos
GESTALT - teoria psicológica que procura estabelecer o conhecimento integrado e global de uma percepção
GIMMICK - ponto de atração de um anúncio diferencial
GOOD - bom
GRADING - fixação de padrão de qualidade de uma mercadoria - classificação
GROSS BILLING - faturamento bruto

H

HANDICAP - desvantagem, imposição, a um opositor
HARDWARE - maquinaria pesada
HEADLINE - título
HEAVY USERS - grupo de consumidores de determinado bem
HEDGING - sistema de reguarda em transações a termo
HOLDING - empresa sem nenhuma atividade comercial direta e cujo patrimônio está investido em ações ou quotas de outras sociedades
HOUSE ORGAN - orgão (revista ou jornal) interno de empresa

I

IN DOOR - interno, cartaz de propaganda para uso em interiores
INDEPENDENTE STORE - loja independente
INDUSTRIAL GOOD - bem industrial, bem de produção
INDUSTRIAL STORE - cantina ou loja dentro de uma indústria
IN GROUP - dentro do grupo, integrado no grupo
INPUT - entrada, insumo
INSIGHT - compreensão do relacionamento dos meios com os fins, estalo
INSURANCE - garantia, aval
INVENTORY CONTROL - controle de estoque

J

JINGLE - propaganda gravada, contendo música e texto, destinada a veiculação radiofônica
JOBBER - atacadista, distribuidor
JOB DESCRIPTION - descrição de tarefa ou de trabalho
JOINT VENTURE - subsidiária compartilhada por duas ou mais empresas, tanto local quanto internacionalmente, ou ainda, fusão entre empresas ativas
JUST IN TIME (JIT) - sistema que requer sublinhas e componentes para serem fabricados em lotes muito pequenos e entregues ao estágio seguinte do processo produtivo exatamente nas condições necessárias

K

KNOW HOW - acerto de conhecimentos, experiências acumuladas, conjunto de habilidades

L

LAYOUT - esboço de anúncio
LEAD - parágrafo inicial de uma notícia que resume o fato principal
LEARNING ORGANIZATION - organização "apendente", a organização que está sempre aprendendo
LEASING - cessão de mercadorias através de um sistema de locação, em que o locatário tem opção de compra
LAGHT USERS - consumidores esporádicos
LINK - ligação
LINE - linha, posição que atua de forma executiva
LIVE AND LET LIVE - técnica de formular preços tomando por base os custos mais altos do ramo
LOSS LEADER - produto de combate
LOGOMARCA - ou apenas marca, símbolo visual, figurativo ou emblemático identificador de uma empresa
LOGOTIPO - símbolo constituído por palavras ou grupo de letras, que identifica visualmente uma empresa

M

MAGAZINE - loja onde se vende vários artigos e mercadorias
MALLING LIST - relação de nomes e respectivos endereços para mala direta
MAID ORDER - reembolso postal
MAIL ORDER HOUSE - empresa especializada em venda pelo correio
MAKING OF - registro em vídeo ou em película, de um produto audiovisual, ou seja, documentário daquilo que acontece nos bastidores de uma produção. A câmara atrás da câmara (truques, erros etc..)
MANAGEMENT - administração
MANCHETE - título em destaque, título principal numa edição de jornal
MANUFACTURE AGENT - são agentes que trabalham determinados produtos de um fabricante, representando várias indústrias não concorrentes
MANUFACTURE’S STORE - loja de fabricantes
MARK DOWN - é o processo de marcação de preços com margem inferior ou sem margem para atingir mais penetração no mercado
MARKET - mercado
MARKET ANALYSIS - análise de mercado
MARKET POTENCIAL - mercado potencial, mercado global
MARKET SEGMENTATION - segmentação de mercado
MARKET SHARE - cota de mercado, participação no mercado, potencial de vendas
MARKETING - comercialização, mercadologia, mercadização, mercadagem - "execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo do produtor até os consumidores finais". (A.M.A.)
MARKETING BUDGEST - orçamento mercadológico
MARKETING COOPERATIVO - comercialização cooperativa
MARKETING FUNCTION - função mercadológica. "Atividade única e importante, inerente ao processo de comercialização". (A.M.A.)
MARKETING MANAGEMENT - administração mercadológica
MARKETING MIX - composto mercadológico
MARKETING PLAN - plano mercadológico
MARKETING PLANNING - planejamento mercadológico
MARKETING POLICY - política ou diretriz mercadológica
MARKETING RESEARCH - pesquisa de mercado, pesquisa mercadológica
MARKUP - margem bruta, e o processo para adicionar uma margem aplicada ao custo-base para determinação de preço
MASS COMUNICATION - comunicação de massa
MERCHANDISING - "operação de planejamento necessária para se por no mercado o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidades certas e a preço certo". (A.M.A.) "Apoio logístico às operações de Marketing".
MERCHANT - comerciante
MIDLEMAN - intermediário, agente
MIDIA - meio ou veículo de propaganda
MISSIONARY SALESMAN - vendedor missionário, propagandista
MIX - composto
MOBILE - display pendente
MOTIVATION RESERCH - pesquisa motivacional

N

NATIONAL BRAND - marca nacional
NEED - necessidade
NEW PRODUCT - produto novo

O

O & M - Organização e Métodos
OFFSET - processo de impressão em que o texto e as ilustrações são produzidas numa única chapa
ON-LINE - ‘‘em linha’’, em informática dispositivos periféricos que estão sob controle direto de uma unidade central de processamento ou em comunicação com ela. ONE-SHOT - peças de propaganda veiculadas só uma vez, devem ser concebidas para gerar grande impacto.
OPEN MARKET - mercado aberto, faculdade livre exercício de mercado, geralmente concedida a instituições financeiras
ORDER CALL RATIO - número de pedidos obtidos por visitas
OUTDOOR - fora da porta, propaganda ao ar livre, cartaz de propaganda para uso externo
OUT GROUP - fora do grupo, não integrado no grupo
OUTPUT - saída, resultado
OVERHEAD - diferencial entre o preço e o custo; despesas gerais
OVER LAPPING - sobreposição

P

PACKAGING - embalagem
PAST-UP - aportuguesando - peistape - equivalendo a montagem, processo de preparar uma página, livro, anúncio ou qualquer trabalho gráfico destinado à impressão
PAYOFF - medidas quantitativas de resultados
PERMUTA - negociação de espaço ou de tempo de um veículo (midia), em troca de produtos ou serviços do anunciante
PERSONAL SELLING - venda pessoal
PHYSICAL DISTRIBUTION - distribuição física
PLACE - distribuição
PLUS - algo mais diferenciador
POOL - reunião de serviços ou empresas
PORTIFOLIO - álbum de apresentação dos produtos ou serviços de uma empresa a seus clientes
PREFERENCE GOOD - bem preferencial
PRESELLING - venda antecipada
PRESS RELEASE - notícia distribuída para divulgação graciosa
PRICE CUTING - corte de preço
PRICE LEADER - líder de preço
PRICING - determinação de preço, tomada de preço
PRIVATE BRAND - marca privada ou particular
PRODUCT LIFE CYCLE - ciclo de vida do produto
PRODUCT LINE - linha de produtos
PRODUCT MIX - composto de produtos
PRODUCT PLACEMENT - Literalmente "colocação do produto", que é a forma como os americanos se referem ao nosso brasileiríssimo (e erradíssimo) modo de traduzir “merchandising” PRODUCT PRESTIOLIO - carteira de produtos
PROPAGANDA - comunicação comercial paga, de caráter persuasivo, em massa, que se manifesta através de diversas formas nas quais quem anuncia se identifica na mensagem; é realizada nas várias midias existentes
PROPAGANDA SUBLIMINAR- método proibido de se promover um produto, pois se utiliza de processos subconscientes
PROFIT - lucro
PURCHASE - compra
PURCHASING POWER - poder de compra, poder de barganha, poder aquisitivo
PROSPECT - provável consumidor
PUBLIC RELATIONS - relações públicas
PULL - estratégia de puxar os consumidores finais para os pontos de venda para que eles adquiram determinados produtos, através de propaganda e promoção de vendas agressivas
PUSH - estratégia de pressionar os atacadistas e distribuidores através de vendedores e de promoções, a fim de levá-los a empurrar as mercadorias aos consumidores finais

Q

Q.P. - quadro parado, em cinema ou tv cena sem movimento
Q.I. - quociente de inteligência
Q.E. - quociente emocional

R

RACK JOBBER - atacadista que vende direto ao consumidor final, utilizando pontos de vendas de terceiros, através de exibidores (ou máquinas) próprios; atacadista por consignação
REAL TIME - tempo real
RANDOM - aleatório
RECALL - memória, recordação, teste de pesquisa de mercado baseada na recordação espontânea de uma mensagem publicitária, serve para medir sua eficácia. Também utilizado pela indústria para chamar o consumidor que comprou um produto que nescessita de reparos devido a defeitos na fabricação.
RELIABILITY - margem de segurança, em pesquisa de mercado
RELEASE - texto informativo distribuído à imprensa para ser divulgado entre o noticiário
RENTAL - aluguel
REPLAY - repetição
REPRINT - reprodução
RESALE PRICE MANTENANCE - obrigação de manter o preço de revenda
RESEARCH - pesquisa
RESIDENT BUYER - comprador local
RETAIL - varejo
RETAIL STORE - loja de varejo
RETAILER - varejista
RETAILING - ação de varejo
RIGHTSIZING - esforço bem-sucedido para alcançar porte apropriado, em que a empresa opera mais eficazmente
R.O.I. - return on investment, taxa de retorno sobre investimento
ROLE PLAYING - dramatização, vivenciamento de papéis
ROUGH - rascunho
ROYALTIES - o que se paga por uso de um prestígio/marca/técnica já conquistado por outro

S

SALES - vendas
SALES AIDS - materiais acessórios de vendas
SALES ANALYSIS - análise de vendas
SALES BUDGET - orçamento de vendas
SALES FORECAST - previsão de vendas
SALES MANAGEMENT - administração de vendas
SALESMAN - vendedor, viajante, representante
SALES PLANNING - planejamento de vendas
SALES POTENCIAL - potencial de vendas
SALES KIT - kit de vendas
SALES TESTING - pesquisa de vendas
SALESWONAN - vendedora
SAMPLING - ação promocional onde amostras (sample/degustação) do produto são distribuídas aos seus consumidores potenciais.
SCRIPT - parte escrita de um programa de rádio ou tv
SELECTIVE SELLING - venda seletiva
SELF SELECTION - auto-seleção
SELF SERVICE - auto-serviço
SELLING - ação de vender, venda
SELLING AGENT - agente de venda representante comissionado
SERVICES - serviços
SHARE OF MARKET - quotas de mercado
SHARE OF MIND - parcela de lembrança que uma pessoa guarda de certo produto ao receber um estímulo de compra
SHEDULE - calendário de publicação de anúncios, inventário
SHOPPING CENTER - conjunto planejado de lojas de varejo, construído, operado e controlado de forma adequar e facilitar as compras; centro comercial
SHOPPING GOODS - bens de compra comparada
SKIM THE KARKET - desnatar o mercado. Técnica de lançar um produto a preço alto e quando ele deixa de ser novidade, diminuir a nível mais popular
SLIDE - fotografia para projeção parada
SLOGAN - frase curta, de efeito, de fácil memorização, que identifica ao produto anunciado
SOFTWARE - tecnologia, conjunto de programas que orienta os sistemas de controle
SKUNKWORK - equipe de projeto que consiste de oito a dez pessoas designadas a produzir um produto novo ou inovador
SPECIALITY GOODS - bens de especialidade
SPECIALITY STORE - loja de especialidade
SPOT - anúncio gravado, só texto, sem parte musical
STAFF - assessoria
STAKEHOLDERS - se refere a pessoa ou grupo (empresas) que interferem ou tem interesse em uma organização e no meio ambiente onde ela opera
STAND - peça de metal ou madeira que serve como expositor
STANDARD - padrão
STANDARD OF LIFE - padrão de vida
STATUS - posição social
START UP - determinado programa em uma mídia escolhido para lançamento de uma campanha
SOTCK CONTROL - controle de estoque
STORAGE - armazenagem
STORE AUDIT - auditoria de varejo
STORY BORD - roteiro de filme contado através de vários desenhos (quadros) que descrevem as cenas ou tomadas principais
SURVEY - investigação superficial do mercado
SUPERMARKET - supermercado
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM) - gestão da cadeia de fornecimento SUPERCLOSE - plano muito próximo que mostra, por exemplo, somente a cabeça do ator, dominando praticamente toda a tela
SUSTAINED GROWTH - expansão econômica de forma constante
SYNECTICS - associação de idéias aparentemente irrelevantes

T

TABLE TOP - comercial filmado para televisão ou cinema, sem animação
TAILOR MADE - feito sobre medida
TAKE-OFF - decolagem
TARGET - alvo
TARGET MARKETING - objetivo mercadológico
TASK - missão, ocupação
TAX - imposto, taxa
TEASER - anúncio sem identificação de produto para provocar curiosidade
TIMING - tempo, duração de tempo, planejamento de tempo
TRADE MARK - marca registrada
TRADING - comércio
TRADING AREA - área de comércio
TRADING COMPANY - empresa especializada em comércio exterior ocupando-se da importação e exportação
TRADING DOWN - técnica mercadológica que consiste no colocação de variedades de preços mais baixos visando capitalizar conceito de um produto mais caro
TRADING UP - técnica mercadológica para aumentar o prestígio de um produto
TRAINEE - treinamento (a pessoa que está recebendo treinamento)
TRAVELLING - deslocamento da câmara durante uma tomada, com o equipamento posicionado sobre um carrinho apropriado para tal finalidade, chamado DOLLY, ou sobre um veículo similar. obs. o termo é usado também, por profissionais e leigos, para designar a plataforma com rodas que se desloca sobre trilhos.
TROUGH OUT - através, processamento dentro da empresa
TRUST - controle de mercado
TURNOVER - rotação de pessoal

U

ULTIMATE CONSUMER - consumidor final

V

VALOR-NOTÍCIA - um acontecimento se mede por seu valor-notícia, se desperta ou não o interesse do grande público, o jornalista vai ou não publicar
VALUE ANDEY BY MARKETING - valor adicionado
VALUE ASSED BY MARKETING - valor acrescido pelo marketing
VARIETY STORE - loja de variedades, bazar
VINHETA - cena isolada de um filme ou uma animação com o nome (marca) ou a embalagem do produto, de curta duração, aproximadamente 5 segundos

W

WARRANT - título nominativo, transmissível, de garantia pignoratíca
WHOLESALER - atacadista

Z

ZOOM-IN - acréscimo da distancia focal da lente da câmara, com lente zoom, resultando na ampliação da imagem, e dando ao espectador a impressão de aproximação do elemento que está sendo filmado
ZOOM-OUT - diminuição da distancia focal, resultando na redução da imagem, e dando ao espectador a impressão de distanciamento.